Estresse influencia na TPM?
No atual momento em que estamos enfrentando essa pandemia causada pelo COVID-19, é fundamental buscar o equilíbrio físico e mental para a manutenção de nossa saúde.
O estresse, a ansiedade e as dificuldades que vieram com a pandemia podem intensificar os sintomas comuns da Tensão Pré-Menstrual (TPM).
Inchaço, irritabilidade, dor nas mamas, sonolência, oscilações no humor, dor nas pernas, dor de cabeça, melancolia, choro fácil e desejo por alimentos ricos em açúcar são as queixas mais comuns e ocorrem nos 14 dias que antecedem à menstruação.
Nesse período, é importante realizar a prática de atividade física, aumentar a ingestão de líquidos, diminuir o consumo de sal e de substâncias estimulantes como café, bebidas alcoólicas, refrigerantes e alguns chás (preto, verde, vermelho). Atividades como yoga, meditação e a prática de respirações também contribuem promovendo um relaxamento.
Massagens podem ser usadas para uma drenagem linfática e a diminuição do edema.
A acupuntura também é muito eficaz para a melhora de todos esses sintomas. Mas em alguns casos pode ser necessário o uso de medicamentos, desde fitoterápicos até antidepressivos.
Procure orientação médica. Você não precisa passar por isso sozinha.
Dra. Liliane de Melo Guimarães
Ginecologia e Obstetrícia – CRM-SP 93902
[Instagram]