Como é o procedimento de retirada para troca ou…
O DIU (Dispositivo Intrauterino) Andalan é um método de longa duração e livre de hormônios optado pelas pacientes e/ou indicado pelo seu médico. A duração varia a depender do modelo, pode ser de 03, 05 ou 10 anos. Com o término do período de eficácia do produto, algumas mulheres optam em trocar o dispositivo por outro ou apenas retirar.
E como funciona esse processo de retirada ou troca?
A retirada costuma ser bem simples e no próprio consultório.
Passamos o espéculo vaginal e retiramos o DIU pelo fio que é deixado para fora da cavidade uterina durante o processo de inserção.
Pode ser que, durante esse processo, seja sentido uma leve dor ou desconforto. Além disso, é possível que haja um pequeno sangramento após a retirada.
É possível que, durante o processo de inserção, o fio tenha sido cortado muito curto e, por isso, não pode ser visto. Nesse caso, há duas formas de retirada: Utilizar uma pinça mais fina e longa que irá buscar o dispositivo dentro da cavidade uterina. Esse procedimento é feito dentro do próprio consultório. Porém, caso seja preciso pode-se realizar o procedimento dentro do centro cirúrgico e com sedação (Via Videohisteroscopia – que permite que o médico visualize internamente o posicionamento do DIU). Neste caso, também pode haver desconforto, porém apenas após o efeito da sedação e também um pequeno sangramento.
Gostou? Quem aí já retirou ou trocou o DIU?
Conta pra gente.
Dra. Monique Mion Burguer
CRM: 164531
Limeira – SP