Fases do ciclo menstrual e performance esportiva
Todas nós somos mulheres de fases, mas algumas tem fases mais acentuadas do que outras, não é mesmo? Leia mais sobre como a sua perfornance pode mudar de acordo com seu ciclo menstruar.
As mulheres, cada vez mais presentes em todos os esportes, buscam na prática esportiva estética, saúde e performance. O ciclo hormonal interfere no metabolismo muscular do glicogênio, síntese de proteínas e resposta nervosa ao estímulo e, por isso a ciência vem buscando saber se essas alterações podem influenciar no desempenho esportivo. Ainda não se tem um consenso, mas é dito que a primeira fase do ciclo menstrual, favorecida pela predominância dos estrogênios, tem uma característica mais anabólica e de maior força e potência muscular. A segunda fase do ciclo com predominância da progesterona, ao que dizem os primeiros resultados dos estudos, podem favorecer exercícios de endurance com maior facilidade para aproveitamento e estocagem de glicogênio muscular. Muitas mulheres têm procurado adequar o tipo e intensidade de treino ao seu ciclo menstrual, seja pelos fatores acima ou pelos sintomas que essas variações hormonais provocam nessas atletas. E o contrário também é verdadeiro: treinar com intensidade e frequência que respeitem os sintomas característicos de cada fase com a intenção de amenizar todos esses efeitos adversos das variações.
Todas essas percepções só são possíveis para mulheres com ciclos sem interferência de hormônios externos, ou seja, para aquelas que não usam métodos contraceptivos hormonais. Cada vez mais as mulheres buscam o autoconhecimento através do ciclo menstrual e têm dado preferência por métodos contraceptivos não hormonais que mantenham suas características individuais. Os DIUs de Cobre e Cobre com Prata passaram a ser vistos como um grande aliado da independência feminina, pois mantém as características do ciclo natural da mulher.
Entender suas mudanças e usá-las ao seu favor significa ter sua saúde nas suas mãos. Use o exercício para curar o seu corpo e as variações do seu ciclo para potencializar as qualidades e será plena!
Dra Potyra Matiello
Ginecologia do Esporte
CRM 113025/SP
@donna_sportiva