Ovários Micropolicísticos x Cistos de ovário: Qual a diferença?
Muitas mulheres têm dificuldade na hora de diferenciar ovários micropolicístiscos e Cisto de ovário. Por isso, preparamos esse texto para te ajudar a entender a diferença entre eles.
Chamamos de ovários micropolicísticos quando num exame de imagem são detectados múltiplos cistos pequenos nos ovários. Ao contrário do que se pensa, a presença dessa alteração não necessariamente significa que a pessoa vai ter a famosa Síndrome dos Ovários Policísticos ( SOP). Na verdade, a presença desses microcistos só significa que, por alguma razão, o metabolismo hormonal da pessoa se alterou, fazendo com que houvesse a produção de vários folículos parcialmente maduros (esses folículos normalmente se desenvolvem em óvulos para fecundação- o que não ocorre com esses folículos de “má qualidade”). Essa alteração pode ser sintomática ou não. Quando há sintomas, eles costumam ser irregularidade menstrual, aumento de peso, acne, entre outros, podendo indicar a SOP. Os ovários micropolicísticos podem comprometer a fertilidade, sendo importante o acompanhamento médico.
Em relação aos cistos de ovário, existem dois tipos. O funcional, decorrente do folículo que, por alguma razão, não liberou o óvulo ou o fluido que fica dentro dele, levando a um inchaço e evoluindo para um cisto. Esse tipo de cisto é relativamente comum, e pode inclusive desaparecer naturalmente. Já patológico é devido a um crescimento anormal das células ovarianas, levando a formação de um cisto, mas que em geral é benigno e podem ser removidos cirurgicamente. Em ambos os casos, os cistos apenas costumam gerar sintomas quando se rompem, como dor, alterações menstruais e inchaço abdominal.
Dra Fátima Iyetunde Olajedo
CRM 52813931 – RJ
@drafatimaoladejo