A primeira consulta com o Ginecologista
Muitas pessoas têm dúvidas de quando deve acontecer a primeira consulta ginecológica. A resposta a esta pergunta depende da necessidade de cada paciente, pois, a primeira consulta pode ser programada, pode ser uma consulta de urgência, ou ainda, pode ser indicada por outro profissional, como o pediatra que atende a criança.
A primeira consulta programada pode aguardar a chegada da primeira menstruação, ou um período próximo a este momento. Para crianças saudáveis, a menstruação, na maioria das vezes, acontece até os 14 anos. Inicialmente, aparecem os sinais de maturidade sexual, como o desenvolvimento das mamas e o aparecimento dos pelos pubianos e axilares e finalmente a menstruação. Neste período é importante que o responsável pelo cuidado desta criança oriente sobre o desenvolvimento e a maturidade sexual. É neste momento, que depende de diversos fatores e contextos individuais que o responsável agenda a primeira consulta.
Geralmente as urgências ginecológicas da infância que justificam o atendimento pelo ginecologista são os traumas (acidentes da região íntima que resultam em dor ou sangramento), a suspeita de abuso sexual.
O pediatra pode também encaminhar a criança para uma avaliação do ginecologista pela presença de lesões na vulva ou na vagina. Uma indicação relativamente frequente é a coalescência de pequenos lábios, também conhecida por sinéquia de pequenos lábios, que obstrui a vagina da menina podendo ser causa de desconforto, de dor e de dificuldade para urinar. Outra indicação é puberdade precoce, ou seja, o desenvolvimento de caracteres sexuais antes do momento considerado adequado.
A primeira consulta tem diversas finalidades, mas, podemos destacar principalmente a avaliação do desenvolvimento sexual, a orientação sobre a primeira menstruação e sobre o calendário menstrual, bem como o seu significado na vida reprodutiva. Finalmente, pode, se indicado, abordar e oferecer esclarecimentos ou orientações sobre o início da atividade sexual e as questões relacionadas a sua prática.
A primeira consulta precisa acolher a paciente e individualizar a abordagem com a criação de um ambiente de confidencialidade e segurança, que permita o vínculo entre o ginecologista e sua nova paciente. Ressalto ainda que o atendimento não se encerra em uma consulta apenas, pois, muitas vezes o vínculo necessário para uma relação plena demanda vários encontros.
Finalmente, não existe uma regra para o momento indicado para a primeira consulta, cada jovem vai apresentar uma necessidade diferente. O importante é garantir a todas a oportunidade e o acesso ao Ginecologista.
Dra. Cíntia Fonseca de Assis Santana
Ginecologista – CRM-MG 38156
[Instagram]