Quem usa DIU pode usar coletor menstrual?
Duas importantes conquistas em Saúde da Mulher: Dispositivo Intrauterino (DIU) e Coletor Menstrual. Antes de responder à pergunta, é importante entender cada um destes dispositivos.
O DIU é um método contraceptivo de longa duração (3 a 10 anos) de alta eficácia (99,2-99,4%) e não possui nada de hormônio. Além de ser econômico e extremamente prático, principalmente para aquelas mulheres que têm dificuldade em lembrar de tomar a pílula no horário certo. Como o DIU funciona? Paralisa o batimento de cauda dos espermatozoides e aniquila um a um até não restar nenhum “pra contar história”, literalmente, já que impede a chegada do espermatozoide na trompa para promover a fecundação do óvulo.
E o Coletor Menstrual?
Outro grande avanço para a saúde da mulher e do meio ambiente! Ecológico, econômico e eficiente. Está entre nós há décadas, mas só recentemente virou o queridinho “must have” do público feminino. Em recente pesquisa publicada na revista Lancet Public Health, ouvidas mais de 3000 usuárias, 7 entre 10 disseram não ter interesse em abandonar o uso. Como funciona? Funciona como um receptáculo de sangue menstrual acoplado ao colo uterino, sob a forma de um copinho de silicone, látex ou ainda de um material composto por elastômeros e óleo mineral, podendo ser reutilizável ou descartável, a depender da orientação de cada fabricante e esvaziado a cada 4 ou 12 horas, conforme o volume.
Mas afinal, quem usa DIU pode usar coletor menstrual?
Sim, mas deve tomar cuidado ao inserir e remover o coletor, para não puxar os fios do DIU e tracioná-lo junto, nem esquecer de eliminar o vácuo antes de retirar o coletor.
Converse com seu ginecologista sobre esse assunto, certamente ele poderá te ajudar a entender melhor tudo isso!
Dra. Patricia Varanda
Ginecologista – CRM: 96079
Site Instagram