Atividades físicas regulares podem deslocar o DIU?
A dúvida sobre o deslocamento do Dispositivo Intrauterino (DIU) por meio de atividades físicas regulares é extremamente comum em consultório. Ora, sendo o DIU um corpo estranho ao organismo, seria de se esperar que praticar atividades pudesse deslocar o mesmo. Entretanto, para entendermos bem esse conceito temos que saber o seguinte: a musculatura do útero consiste em um tecido muscular liso, diferente da musculatura dos membros utilizada habitualmente na prática de atividades físicas, que constituem um tipo de músculo estriado esquelético.
Sabendo disso, conseguimos compreender que o funcionamento dessas estruturas é completamente diferente, tendo a musculatura lisa do útero a contração independente da nossa vontade e, com isso, não sofrendo influência das atividades externas. Deste modo, conseguimos entender também o que mostram os estudos científicos, já que a taxa de mau posicionamento do DIU pode chegar até 10 % (Braaten, 2011) – incluindo rotação do DIU, expulsão parcial, perfuração parcial e tais fatores não tem necessariamente um fator causal, podendo ser completamente aleatórios e sendo completamente independentes de atividades físicas. O mau posicionamento pode estar associado a falha contraceptiva, então por isso é tão importante o acompanhamento regular do seu DIU com o seu ginecologista.
Deste modo então: não, o DIU não sofre influência de atividades físicas externas, significando que após a colocação do DIU você pode seguir sua vida normal, pegar peso, fazer atividades aeróbicas, enfim, seguir sua rotina habitual e seguir fazendo o acompanhamento que o seu ginecologista recomendou com relação aos exames de controle e rotina ginecológica habitual.
Dra. Karla Amaral
Ginecologia e Cirurgia Ginecológica
CRM DF 22573 / RQE 17397 / TEGO 160/2019
Instagram