“Primeira Vez” x Adolescência
Convidamos a Dra. Isabel Botelho para falar de um assunto que gera muita polêmica, “Primeira Vez na Adolescência”.
Um tema frequente na rotina de consultório, cercado de dúvidas, expectativas e anseios justamente por se tratar de um acontecimento novo na vida da adolescente e por estar relacionado a certos mitos.
O primeiro ponto é que a mulher deve sentir-se preparada fisicamente e emocionalmente para sua primeira relação sexual e priorizar um ambiente tranquilo e seguro para esse acontecimento.
As principais dúvidas sobre o tema e que gostaria de informar que existe sim, o risco de engravidar e/ou adquirir infecções sexualmente transmissíveis já na primeira relação sexual. Ou seja, o uso de preservativo se faz indispensável em todas as ocasiões e deve ser colocada já nas preliminares!
Outra pergunta frequente é se sangra e dói. A resposta é depende! Depende de alguns fatores anatômicos da genitália feminina bem como do quão segura e relaxada ela está na sua primeira vez.
Nós sabemos que alguns pais acham constrangedor abordar esse tema com seus filhos e vice versa, ou até mesmo não sabem como falar do assunto em casa, mesmo sabendo da sua importância . Portanto nós ginecologistas, temos papel fundamental na educação sexual, trazendo tranquilidade aos pais e segurança à adolescente! Todas devem ser examinadas e instruídas por um ginecologista durante a puberdade para que elas possam conhecer seu corpo, entender as mudanças psicológicas e físicas inerentes a esta fase e principalmente, ter autonomia sobre seu corpo e tomar decisões conscientes!
Ah! E Claro! Tudo que falamos na consulta, fica entre nós, resguardando a privacidade da paciente.
Dra. Isabel Botelho
Ginecologista e Obstetra
CRM 150.250