Relação Sexual na Gestação

Espaço Mulher

Relação Sexual na Gestação

Um mito muito comum que escutamos na gestação é que não podemos ter relação sexual nessa fase de nossas vidas, uma mulher estando com uma gravidez saudável pode e deve ter vida sexual ativa durante todos os nove meses de gestação.

A atividade sexual é fundamental para manter a intimidade do casal, saúde mental e física. O que pode acontecer é uma variação da libido da mulher nessa fase da vida, tanto pelo fator hormonal, quanto pela parte física, adaptação ao seu novo corpo, as posições sexuais que antes eram tão fáceis agora não são mais. Algumas posições como de lado podem deixar a mulher mais confortável, pois desse jeito ela consegue se manter mais apoiada na cama, e sua barriga mais estável. Ficar por cima também é uma ótima posição quando estamos com a barriga maior, assim podemos controlar os movimentos e o barrigão não atrapalham tanto.

Mas e o bebê? Afinal, ele sente ou não o ato sexual? Não, ele não sente a penetração, o que ele sente é o bem estar e relaxamento que a mãe sente na hora, por exemplo, do orgasmo, quando ocorre uma maior descarga de endorfina que passa também para ele.

O mais importante é que o casal possa conversar sobre esse assunto para que o sexo continue a ser prazeroso nessa fase da vida, isso é uma decisão que deve ser tomada em conjunto respeitando as opiniões de ambos. Devemos fazer o que nos traga felicidade e não medo ou insegurança.

Sexo e gestação combinam sim!

Escrito por mim, Dra Silvia Castanheira Haick, médica ginecologista e obstetra, grávida do meu segundo filho.

E o sexo na sua gestação como está?

Dra. Silvia Castanheira Haick

Ginecologista e Obstetra

CRM: 159187

DKT Saúde da Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *