Contracepção reversível de longa duração (LARC’s) em Adolescentes

Espaço Mulher

Contracepção reversível de longa duração (LARC’s) em Adolescentes

Essa semana tive a felicidade de ser convidada pela marca de DIUs Andalan para falar sobre os LARCs (Anticoncepcionais reversíveis de longa duração) para adolescentes, e fiquei muito feliz e honrada pois sou fã desses métodos.

São eles: DIU de Cobre, DIU de Cobre e Prata, DIU hormonal e Implante hormonal. 

Até pouco tempo se evitava esses métodos para adolescentes pelo risco de infertilidade! Hoje já sabemos que essa informação é totalmente infundada! O Colégio Americano de ginecologia e obstetrícia, assim como a Academia Americana de Pediatria e a OMS “recomendam” o uso do DIU para adolescentes e mulheres que não tem filhos!Isso porque eles são altamente efetivos, não atrapalham o intercurso sexual, não depende do parceiro, não necessita visitas frequentes ao ginecologista (controle anual é suficiente!) e, novamente, não interfere com a fertilidade. Temos diversos modelos e tamanho que adaptam a cada tipo de mulher.

Para cada paciente a escolha deve ser de forma individual, o melhor tipo de DIU: com ou sem hormônios. A depender de fluxo menstrual, cólicas, necessidades de hormônios e desejo da paciente.

Enfim, o DIU é um excelente método atualmente, e agora com tranquilidade também podemos indicá-los para nossas adolescentes. 

Visite seu ginecologista sempre.

 

Dra. Raquel Moro

Ginecologista e Obstetra

CRM: 151.381

DKT Saúde da Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *