Benefícios dos Dispositivos Intrauterinos de Cobre

Espaço Mulher

Benefícios dos Dispositivos Intrauterinos de Cobre

Vamos falar sobre os benefícios do dispositivo intrauterino de cobre ou simplesmente DIU. O DIU é um método anticoncepcional de longa duração, ou seja, sua ação dura por 3, 5 ou até 10 anos dependendo do tipo.

É considerado um dos métodos de maior eficácia contraceptiva. Isso mesmo, o DIU de cobre é altamente eficaz para prevenir a gravidez, com taxa de eficácia superior a 99%. Esta eficácia ainda aumenta com o passar do tempo de uso do dispositivo. A título de comparação, a eficácia da pílula anticoncepcional esta em cerca de 95%.

Isso se deve ao mecanismo de ação do DIU, ele tem efeito espermicida (os espermatozoides ao entrarem em contato com cobre, perdem sua função), sendo assim, ele impede que o ocorra a fecundação. Por este motivo, saliento que o DIU não é abortivo.

Além da alta eficácia, outra vantagem do DIU de cobre é que o método não exige qualquer ação e manejo por parte da usuária, como lembrança da tomada diária da pílula, aplicação semanal ou mensal de injetáveis, como ocorre quando se utiliza outros métodos anticoncepcionais reversíveis.

Outro grande benefício: como o DIU de cobre não contém hormônios, sintomas como inchaço, retenção de líquido, náuseas, dor de cabeça ou diminuição de libido que podem ocorrer com o uso de métodos hormonais, raramente são observados nas usuárias do DIU de cobre.

Apesar de estarem disponíveis há décadas, os DIUs de cobre atuais se modernizaram e novos modelos de diferentes tamanhos, formatos e combinações associando a prata foram desenvolvidos, atendendo dessa forma as diferentes necessidades da mulher moderna, incluindo desde as adolescentes e jovens que nunca engravidaram até as mulheres mais maduras com prole constituída. Levando à satisfação do método e menos efeitos colaterais e complicações.

E para finalizar, vale lembrar que além de todos os benefícios já mencionados, o DIU de cobre pode ser inserido logo após o parto, sem prejuízo para a amamentação, tem ótimo custo benefício e trás um rápido retorno à fertilidade após ser retirado.

Se você se interessou pelo DIU de cobre como método contraceptivo, procure orientação com seu ginecologista de confiança. Nenhuma informação substitui uma consulta médica.

Dra. Priscila Cruz 

Ginecologia, Obstetrícia e Endoscopia Ginecológica

CRM- SP: 150.340 | RQE 66386

DKT Saúde da Mulher
2 COMENTÁRIOS
  • Raiane
    Responder

    Olá,gostaria de saber como faz pra encontra um diu de cobre e prata ,tendo segurança que é um produto de qualidade e confiança ou será que e o médico ginecológico q indica

    1. DKT Saúde da Mulher
      Responder

      Olá Raiane, tudo bem?

      Você pode encontrar através do nosso site: http://www.dktplanejamentofamiliar.com.br.

      É indicado realizar a comprar depois de ter passado no ginecologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *